Discipline seus pensamentos

Muitas pessoas conhecem a frase popular: “Você é aquilo que você come“. Pois, a nossa saúde física está diretamente relacionada com o que comemos no dia a dia. Na vida espiritual não é diferente. A nossa saúde espiritual está diretamente relacionada com tudo aquilo que guardamos em nossa mente. Há séculos atrás, o filosofo René Descartes chegou  a uma conclusão significativa, que foi: “Penso, logo existo”. Ele observou que o pensamento está diretamente relacionado com a capacidade de fazer existir algo, ou seja, de torná-lo real. Sendo assim, não é difícil relacionar que tudo que conhecemos, como: carros, telefones, computadores, etc, são frutos de pensamentos que foram colocados em pratica. Logo, em relação ao caráter, podemos afirmar que: “Somos aquilo que pensamos“. Uma vez que, o ser humano é movido por pensamentos. Agirmos conforme pensamos.  Não é difícil encontrar relatos de pessoas que se arrependeram de ter tomado alguma atitude porque não pensaram direito. Cada pensamento é produzido através daquilo que absorvemos diariamente. Tudo que entra na nossa mente contribui na formação de um novo pensamento. Hoje, na era da velocidade, somos bombardeados por diversas informações. Cientificamente, foi comprovado que as pessoas do século XXI recebem mais informações que o cérebro pode suportar em um dia. E isso, acaba gerando nas pessoas estresse, mal estar, nervosismo, dor de cabeça, entre outros. Dessa maneira, precisamos filtrar tudo que absorvemos todos os dias. Disciplinar nossos pensamentos, ou seja, investir naquilo que nos fará bem. 

Na  Bíblia, em Filipenses 4.8, temos:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso PENSAI.”

Esse versículo nos orienta em que devemos pensar. Sendo assim, se pegarmos a frase: ” Somos aquilo que pensamos” e colocar em pratica o que está escrito na bíblia.

Vamos ter: 

Pensai em ” Tudo o que é verdadeiro” – Somos aquilo que pensamos, logo sou verdadeiro. 

Pensai em ” Tudo o que é honesto” – Somos aquilo que pensamos, logo sou honesto.

Pensai em ” Tudo o que é justo” – Somos aquilo que pensamos, logo sou justo.

Pensai em ” Tudo o que é puro” – Somos aquilo que pensamos, logo sou puro.

Pensai em ” Tudo o que é amável” – Somos aquilo que pensamos, logo sou amável.

 

Se colocarmos em prática o contrario, teremos:

Pensai em ” Tudo o que é desonesto” – Somos aquilo que pensamos, logo sou desonesto.

Pensai em ” Tudo o que é injusto” – Somos aquilo que pensamos, logo sou injusto.

Pensai em ” Tudo o que é impuro” – Somos aquilo que pensamos, logo sou impuro.

Pensai em ” Tudo o que é desamável – Somos aquilo que pensamos, logo sou desamável

Através dos pensamentos que ocupam a nossa mente, podemos ver que tipo de pessoa temos sido. Empenha-se para manter  a sua mente limpa de todas as impurezas que há no mundo. Não somente as visíveis, aquelas que são identificadas na primeira olhada. Mas, principalmente, as que aparentam ser inofensivas. Não se esqueça que tudo que entra na nossa mente, posteriormente, poderá ser usado para formar um novo pensamento.  Não é uma tarefa fácil, mas com a disciplina unida com a pratica na palavra de Deus, vamos conseguir manter nossa mente protegida e saudável. 

ErguidoporDeus

Anúncios

3 comentários em “Discipline seus pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s